Educarbrasil's Blog

O site busca noticiar principalmente temas relacionados à educação, em todos os níveis.

O papel do jornalista frente às novas mídias

Posted by educarbrasil em outubro 31, 2009

Somos invadidos por um mar de informação que vem de todas as mídias, e cada vez mais rápido. Dá para absorver tanta coisa? Talvez o papel dos jornalista na era digital seja embrulhar tudo isto e oferecer ao leitor de uma forma deglutível.

Hoje o leitor quer informação mas informação de qualidade. Os blogs vieram para ficar e podem ser uma poderosa ferramenta para os jornalistas. O profissional curioso pesquisa e se informa nas mídias sociais para saber das novas tendências e sobre o que estão falando.

As grandes empresas de comunicação saíram de baixo  dos holofotes e cederam, não por livre e espontânea vontade, o lugar para o leitor que agora se pronuncia através das novas mídias como os blogs e o twiter.

De acordo com Clayton Melo, editor executivo do IDG Now, os jornalistas devem prestar atenção nas matérias que despertam interesse e são comentadas. “Tem que acompanhar o que é falado nas redes sociais, porque isto é fonte de pauta. É uma tendência de comportamento, tem que entrar lá e conversar”, argumenta.

Clayton explica que o jornalista agora tem a função de orientar os debates para além da informação, como por exemplo criando redes de discusão.

Outro ponto apontado por Clayton é com relação à forma como as pessoas estão processando a informação. As pessoas estão mostrando por elas mesmas como estão vendo as informações  na qual estão inseridas e colocando a visão artística própria sobre a criação de outros.

O jornalista deve reforçar o caráter analítico, aconselha Clayton e usar a técnica da linkagem com assuntos relacionados. Lembra também da necessidade usar o twiter para promover sua matéria, com pequenas chamadas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: